Å·±¦ÓéÀÖ

¹óá³Ù¾±³¾²¹ Linhares's Reviews > Maria Antonieta

Maria Antonieta by Stefan Zweig
Rate this book
Clear rating

by
22115697
's review

it was amazing
bookshelves: 12livrospara2023, bestof2023

Muitas vezes, demasiadas vezes, é obrigada a lutar contra a fadiga, muitas vezes o médico tem de lhe receitar tónicos. Mas ela sabe que o dia que vai começar é um dia histórico, que lhe não é permitido mostrar-se fatigada, que ninguém na sala da audiência deve poder zombar da fraqueza de uma rainha, da filha de um imperador. É-lhe mais uma vez preciso empregar toda a energia do seu corpo cansado e esgotado; poderá, em seguida, repousar longamente, repousar para sempre. Maria Antonieta só tem duas coisas a fazer na Terra: defender-se com coragem e morrer com firmeza.

Uma menina quando casou com o futuro Luís XVI, só queria divertir-se. Não estava preparada para ser rainha e isso custou-lhe a cabeça. Foi nos piores momentos que mostrou a fibra de que era feita, que afinal não era só uma estouvada. Não lhe valeu de muito, é certo, mas quando a morte é o que resta, mais vale enfrentá-la com coragem e dignidade.

Só a deusa da liberdade, imóvel na sua pedra branca, ficou hirta no seu lugar, e continua a fitar o seu alvo invisível. Nada viu, nada ouviu. Olha com severidade para longe, para lá dos selvagens e absurdos actos dos homens. Ela ignora e quer ignorar o que em seu nome se pratica.


Não sabia muito sobre Maria Antonieta, mas, graças a esta biografia, fiquei com uma boa impressão da senhora.
38 likes ·  âˆ� flag

Sign into Å·±¦ÓéÀÖ to see if any of your friends have read Maria Antonieta.
Sign In »

Reading Progress

July 10, 2023 – Shelved
July 10, 2023 – Shelved as: to-read
December 7, 2023 – Started Reading
December 7, 2023 –
page 86
18.53% "Desde a primeira à última hora, o ente livre e natural que existe em Maria Antonieta luta contra todo o artifício desse meio que se tornou seu pelo casamento, contra o patético pretensioso dessas saias de balão e dessa elegância espartilhada.
A vienense, alegre e folgazã, sentiu-se sempre estranha no solene palácio de Versalhes."
December 8, 2023 –
page 207
44.61% "A cólera contida de um povo inteiro surge agora desencadeada contra um único ente. Saindo bruscamente da sua negligência, sacudida e fustigada pelo ódio que a cerca, a rainha, desesperada, diz, suspirando, aos seus últimos fiéis: "Que me querem eles? Que lhes fiz eu?""
December 9, 2023 –
page 317
68.32% "A mesma mulher que, durante vinte anos, foi incapaz de ouvir até ao fim a informação de um embaixador, que nunca prestou grande atenção ao conteúdo de uma única carta, que nunca leu um livro, que só se ocupou de futilidades, divertimentos, modas e outras ninharias transforma o seu escritório numa chancelaria, o seu quarto num gabinete de diplomata."
December 11, 2023 –
page 390
84.05% "O que a espera é mais fácil: trata-se apenas de morrer. Precipita-se para a morte; tão apressadamente quer sair desta torre povoada de espantosas recordações - talvez com os olhos veados de lágrimas - que nem se lembra de curvar a cabeça e bate no topo da saída. Os comissários correm a perguntar se se feriu.
"-Oh! não - responde tranquilamente. - Já nada me pode ferir.""
December 11, 2023 – Finished Reading
December 19, 2023 – Shelved as: 12livrospara2023
December 20, 2023 – Shelved as: bestof2023

Comments Showing 1-4 of 4 (4 new)

dateDown arrow    newest »

message 1: by Urbon (new)

Urbon Adamsson No geral, não foi uma boa altura para ser monarca.


±õ²Ôê²õ Sousa Vou adicionar à tbr :P


¹óá³Ù¾±³¾²¹ Linhares Urbon wrote: "No geral, não foi uma boa altura para ser monarca."

Não foi mesmo, mas o mais engraçado é que, depois de acabarem com Luís XVI e Maria Antonieta, voltaram à monarquia. Rolaram tantas cabeças para nada.


¹óá³Ù¾±³¾²¹ Linhares ±õ²Ôê²õ wrote: "Vou adicionar à tbr :P"

Boa, ±õ²Ôê²õ! Acho que vais gostar.


back to top